Começando com Voz Sobre WiFi

Publicado por: Phil Bowers, Director of Marketing Novembro 8, 2018

Um dos tópicos mais interessantes da indústria de comunicações unificadas em 2018 foi o surgimento de soluções de voz WiFi. Quer você chame isso de voz WiFi, Voz sobre Wi-Fi, VoWiFi, VoIP sobre Wi-Fi, Voz sobre WLAN ou VoWLAN, essa tecnologia veio para ficar e está pronta para se tornar a principal opção de implantação de comunicações unificadas para empresas em todo o mundo. mundo. Este blog explica o que é a voz do WIFI, por que é tão poderosa e como você pode criar um vídeo e voz de Wi-Fi

wp820_man_dialing

Voz e Vídeo WiFi

O voz WiFi  estende o acesso a redes SIP ou VoIP através de WiFi, em vez de conexões por cabo. Não sao necessarios planos de serviços especiais, pois as redes de voz WiFi utilizam os mesmos serviços SIP de back-end exatos de qualquer rede VoIP com fio, mas com as conexões sendo estendidas para os terminais sem fio através de uma rede WiFi. Como a maioria das redes SIP também pode suportar vídeo, as implantações de rede de voz WiFi também podem suportar vídeo.

Vantagens sobre as opções tradicionais de implantação

As redes de voz WiFi permitem que as empresas criem escritórios realmente sem fio que ofereçam mobilidade sem precedentes, simplificando a instalação, o gerenciamento e a manutenção contínua.

Utilize ambientes WiFi imersivos

A maioria das empresas exige e já possui redes Wi-Fi eficientes, e essas redes são projetadas para cobrir todos os cantos de uma instalação. Em vez de construir e manter um labirinto interminável de cabeamento ethernet, a voz WiFI oferece acesso a redes de voz e vídeo sem fio através de Wi-Fi.

Mobilidade do Office

Com o WiFi Voice, você pode fazer e receber chamadas de voz e vídeo SIP de qualquer lugar em que o WiFi esteja disponível. Nenhuma conexão com fio é necessária. Isso é especialmente poderoso para telefones sem fio WiFi IP, que funcionarão em todos os cantos de qualquer instalação e suportarão facilmente o roaming através da mesma rede WiFi.

Simplifique a instalação e o gerenciamento

As implementações de voz por WiFi eliminam o processo complicado, caro e demorado de executar e instalar switches em todos os cantos de um escritório apenas para fornecer uma conexão SIP. Isso significa que novas implantações - ou expansões de implantação - são tão fáceis quanto colocar um telefone IP WiFi em uma mesa. Isso também reduz drasticamente a manutenção contínua, removendo a maioria dos cabos e switches, que são fontes comuns de problemas de rede.

Eco amigável

A eliminação de milhas de cabeamento Ethernet reduz o potencial de desperdício e a infraestrutura pesada. Além disso, alegar que um escritório é “sem fio” tornou-se um componente importante de muitos programas de responsabilidade social corporativa.

“Escritórios sem fio”

Adotar a voz do WiFi é o último passo para muitas empresas se mudarem para uma configuração de escritório totalmente sem fio. Atualmente, a maioria das redes de dados, internet e até mesmo de colaboração por vídeo geralmente opera principalmente através de conexões Wi-Fi. O escritório sem fio é, na verdade, o escritório do futuro, e a voz Wi-Fi está desempenhando um fator importante para permitir que o mundo perceba o poder dos escritórios sem fio.

Qualidade de Conexão

Há uma variedade de novos recursos e protocolos que permitem que as redes Wi-Fi priorizem o tráfego de voz e vídeo SIP, para que ele não seja retardado por outro tráfego e para facilitar o roaming sem interrupções de ponto de acesso (AP) para AP. Para uma análise completa desses recursos, confira um dos nossos posts recentes.

Deixe-me oferecer algumas informações sobre por que essa questão surge. Historicamente, houve duas dificuldades principais com a voz do WiFi: nenhuma maneira de priorizar o tráfego de voz e nenhuma maneira de garantir roaming perfeito para evitar quedas de conexão momentâneas. No entanto, graças aos novos protocolos e recursos de WiFi, ambos os problemas não são mais uma preocupação. Ao utilizar os recursos mencionados no blog ao qual nos vinculamos no parágrafo anterior, você pode priorizar o tráfego de voz ou vídeo e garantir um roaming perfeito.

Construindo uma solução de voz e vídeo WiFi

É realmente muito simples. Adicione APs WiFi à mesma rede que seu PBX local, na nuvem ou hospedado e, em seguida, conecte telefones IP com capacidade para WiFi, dispositivos de videoconferência e outros endpoints à rede WiFi oferecida por esses APs.

Se você está procurando construir uma solução de voz e vídeo WiFi, podemos ajudar. A Grandstream oferece todos os dispositivos que você precisa para construir uma rede de voz WiFi, incluindo APs WiFi, gerenciamento de WiFi na nuvem, telefones IP WiFi, dispositivos de conferência WiFi e muito mais.

 

Temas: VoIP, future of VoIP, WiFi voice networks, WiFi Phone, WiFi voice, WiFi IP Phone, WiFi Acess Points