Prós e Contras: DECT e Voice over Wi-Fi

Publicado por: Brian Van Meter, Marketing Manager Abril 7, 2020

Com o lançamento do nosso telefone IP portátil WP810 Wi-Fi, queríamos revisitar nosso blog popular que avalia as vantagens e desvantagens do Wi-Fi em relação às soluções DECT tradicionais. O WP810 foi projetado para atender a uma variedade de aplicativos de negócios e de mercado vertical a um preço acessível que rivaliza com a maioria das ofertas do DECT. Continue lendo para saber como a voz por Wi-Fi está mudando a maneira como a mobilidade da UC está.

Esta é uma versão revisada e atualizada de nossa postagem no blog DECT vs Wi-Fi, publicada originalmente em janeiro de 2019.

Empresas de todo o mundo estão adotando um novo tipo de espaço de trabalho projetando seus escritórios híbridos e compatíveis com dispositivos móveis. Isso não é uma surpresa, pois estudos recentes mostram que os funcionários passam de 50 a 60% do tempo no escritório, longe da mesa. Empresas e organizações procuram soluções de Wi-Fi e comunicações unificadas que suportem não apenas sua força de trabalho, mas também sua mobilidade. Por esse motivo, é importante manter-se atualizado sobre o estado atual dos dispositivos IP no mercado que suportam essa liberdade de movimento dentro de uma organização. Duas das soluções mais comuns são DECT e Voice over WiFi.

blog+dect vs wifi+q1+2019

Implementação da tecnologia digital sem fio aprimorada (DECT)

Tentada e verdadeira, a tecnologia DECT é uma das opções mais confiáveis ​​disponíveis para pequenas implantações. Por mais de 20 anos, os especialistas e instaladores de telefonia recorreram à estação base e aos fones de ouvido DECT para trazer mobilidade às implantações de comunicação. Também por um bom motivo, o DECT foi projetado especificamente para aplicativos de voz. O sistema opera com sua própria frequência isolada, o que significa que a qualidade da voz quase nunca sofre, a menos que você saia do alcance da estação base. Além disso, se o alcance precisar ser estendido, a tecnologia existe para fazê-lo na forma de repetidores de sinal.

Uma implementação menor do DECT é acessível e confiável o suficiente, uma estação base, cinco fones de ouvido - sem grandes problemas. O DECT começa a ter problemas à medida que a solução começa a crescer e são necessários mais telefones em uma única rede. Os problemas surgem quando você precisa fornecer sistemas multicelulares que consistem em centenas de telefones, estações base multicelulares, repetidores, centenas de metros de cabeamento Ethernet adicional e a mão-de-obra associada. É muito fácil encontrar um pesadelo de infraestrutura ao implementar o DECT com várias células. A escalabilidade é uma das desvantagens do DECT que está tornando a voz por Wi-Fi uma opção mais atraente para soluções em grande escala.

Voz por Wi-Fi

WP810_front-1-1

Com o passar do tempo, a tecnologia continuará a melhorar junto com ela. Antes do VoIP, havia o ISDN; antes do ISDN, tínhamos PSTN; Não se preocupe, não vou voltar quando os telégrafos eram a maneira revolucionária de se comunicar. O setor de UCs está passando por uma situação semelhante à medida que a tecnologia de voz sobre Wi-Fi está melhorando e se tornando uma solução mais escalável para VoIP. As empresas estão mudando para escritórios compatíveis com dispositivos móveis, sabemos, e as redes sem fio já estão se tornando um status quo no local de trabalho. Enquanto um instalador cria uma solução Wi-Fi para a solução de TI de uma empresa, ele pode combinar suas necessidades de mobilidade de UC com ela. Isso significa um menor custo de implementação para o cliente, um processo mais fácil de instalação e configuração e uma infraestrutura física otimizada.

Escalar uma solução Wi-Fi sem fio é simples e fácil. Enquanto houver um sinal disponível na rede, um telefone IP sem fio Wi-Fi, como o WP810, poderá fazer e receber chamadas. Para expandir essa cobertura, tudo o que uma empresa precisa fazer é adicionar outro ponto de acesso, que também será necessário para oferecer suporte a mais computadores, smartphones e outros dispositivos Wi-Fi. Com uma solução DECT, isso exigiria um ponto de acesso para suportar operações comerciais de Wi-Fi, juntamente com uma estação base, repetidor e controlador de várias células. Além disso, não há limite para a distância que um telefone pode percorrer em um ambiente Wi-Fi. Enquanto houver uma conexão sem fio disponível, um telefone Wi-Fi pode alternar de um ponto de acesso para outro. Os pontos de acesso da série GWN Grandstream integram-se aos nossos telefones Wi-Fi para facilitar ainda mais esse processo, compartilhando credenciais de segurança com outros pontos de acesso GWN na rede, para que possam reconhecer automaticamente o telefone em roaming.

Ao contrário do DECT, praticamente não há "limite estrito" na capacidade de chamadas de voz por Wi-Fi por WLAN. Podem surgir problemas se os usuários se encontrarem competindo pela largura de banda com vários outros clientes em um ponto de acesso desatualizado ou com baixa largura de banda. O DECT possui um número definido de canais dedicados, a tecnologia de voz sobre Wi-Fi não. Dito isto, houve avanços tecnológicos substanciais nos pontos de acesso sem fio em termos de velocidade e software que ajudam a manter o tráfego fluindo e a qualidade da voz como prioridade. Como a série GWN da Grandstream, os principais APs do mercado suportam a onda 2 e a tecnologia MU-MIMO. Juntos, esses dois recursos ajudam os APs a trazer seus recursos a novas velocidades e podem lidar com usuários mais concorrentes em comparação com os modelos de AP mais antigos. Além disso, os padrões de qualidade de serviço (QoS) evoluíram para permitir que os instaladores personalizem redes Wi-Fi para priorizar dados de voz. Isso significa que mais dispositivos sem fio podem se conectar simultaneamente a um ponto de acesso, mantendo um alto nível de qualidade de chamada.

Com o passar do tempo, a maneira como trabalhamos e a tecnologia que usamos mudam. O DECT já foi o padrão para comunicações móveis e provavelmente sempre existirá de uma forma ou de outra. Agora, no entanto, a voz por Wi-Fi está emergindo como líder notável no espaço de comunicações por telefone móvel mais avançado e acessível, como o WP810, e grandes avanços em tecnologia nos pontos de acesso Wi-Fi.

 

Clique aqui para saber mais sobre o WP810

 

Temas: Wi-Fi