Como Planejar sua Primeira Solução de Comunicações IP

Publicado por: Brian Van Meter, Marketing Manager Julho 1, 2019

Ele foi investigado e foi decidido instalar uma solução de comunicação IP. Se você está fazendo isso para sua própria empresa ou se deseja entrar no negócio de instalação, é essencial fazer qualquer implementação tecnológica com um plano e uma estrutura. As complicações durante uma implantação quase sempre vêm de uma falta de planejamento e da omissão de detalhes durante a fase de pré-instalação. Quer seja sua primeira implementação ou a milésima, seguir essas etapas de configuração ajudará a garantir que você crie a implementação perfeita desde a primeira tentativa.

meta image+blog first IP+q2+2019

Etapa 1: Identifique as Necessidades da Empresa de Acordo com o Local de Trabalho

Comece entendendo como a empresa se comunica e colabora. Por exemplo, com quem eles se comunicam, com que frequência eles se comunicam e como trabalham juntos? Isso ajudará você a identificar o tamanho da implementação e as necessidades específicas de comunicação e escolher o IP PBX, o serviço de nuvem ou a solução ideal. Detalhes como volume de chamadas, requisitos de audioconferência e videoconferência, transferências freqüentes de chamadas e recursos de call center ajudarão você a decidir qual PBX está na nuvem ou local, adequado para o trabalho. Isso também ajudará a decidir quais são os terminais ideais que a empresa precisará, sobre os quais falaremos mais na segunda etapa.

Em seguida, aprenda sobre suas instalações, como elas são grandes, onde os funcionários trabalham dentro das instalações e possíveis necessidades de segurança. Por exemplo, se a mobilidade for um fator importante, os pontos de acesso Wi-Fi serão necessários para facilitar esse tipo de espaço de trabalho. A segurança é outra questão fundamental que emergirá disso. Para um edifício que precisa restringir o acesso a determinadas áreas, os sistemas de acesso às instalações são um dispositivo ideal para implementação. Como outro exemplo, a empresa pode precisar da capacidade de fazer anúncios públicos, o que requer intercomunicadores ou alto-falantes IP.

Etapa 2: Desenvolver Requisitos do Usuário

Depois de receber informações suficientes sobre como a empresa se comunica e analisou suas instalações, aproveite isso para desenvolver mais especificamente os requisitos de cada tipo de usuário. Primeiro, separe os usuários em diferentes categorias e comece a estruturar os requisitos de comunicação de cada categoria. Por exemplo, um depósito de distribuição pode ter categorias de vendas, recepção e pessoal do andar ou do armazém. Os requisitos para cada grupo de usuários podem ser semelhantes a isso:

Vendas: Principalmente em suas mesas, volume moderado de chamadas (2-3 chamadas de cada vez), funcionalidade de BLF e discagem rápida, transferência, audioconferência, retenção, compatibilidade com fone de ouvido, grandes listas telefônicas, áudio HD, requisitos de videoconferência separado.

Recepção: terminal de desktop com capacidade para lidar com um alto volume de chamadas (até 8 chamadas de cada vez), módulo de extensão, funcionalidade BLF e de discagem rápida, transferência (assistida), retenção, compatibilidade com fone de ouvido, agenda grande, áudio HD, compatibilidade com aplicativos CTI.

Pessoal do andar ou do armazém: terminais móveis, DECT ou Wi-Fi, pressione para falar, clipe para cinto, baixo volume de chamadas simultâneas (1 ou 2 chamadas de cada vez), funções básicas de tratamento de chamadas, botão de pânico áudio de alta definição.

Etapa 3: Escolha os Dispositivos que Atendem aos Requisitos de Negócios, Instalação e Usuário

Nossa última etapa é coletar as necessidades de negócios, as anotações das instalações e os requisitos do usuário e criar uma solução de terminal e hardware. Em geral, consideramos melhor começar baseando a escolha dos dispositivos nas necessidades de comunicação da empresa, antes de escolher os terminais pensando apenas nos usuários. Essas necessidades, levando em conta as instalações e os negócios, ajudarão você a criar uma estrutura inicial para que os dispositivos dos usuários não apenas atendam aos requisitos do tipo de perfil, mas também aproveitem as características de maior colaboração, segurança e mobilidade para a empresa. Finalmente, considerando todos esses pontos, selecione cuidadosamente cada categoria de usuário e proponha dois dispositivos, cada um que atenda ou exceda todos os requisitos.

Coletar e trabalhar com todos esses detalhes pode exigir mais paciência, mas diminuirá drasticamente o tempo necessário para implementar totalmente a solução, aumentando a satisfação e a vida útil da própria solução. Seguindo essas etapas, asseguramos que você estará no caminho certo para uma implementação bem-sucedida.

 

Temas: VoIP, Unified Communications