Como usar o Sistema de Gerenciamento de Dispositivo Grandstream (GDMS)

Publicado por: Brian Van Meter, Marketing Manager Outubro 29, 2019


Conheça nossa ferramenta de gerenciamento baseada em nuvem

O Sistema de Gerenciamento de Dispositivos Grandstream (GDMS) fornece aos nossos parceiros uma solução baseada em nuvem para gerenciar facilmente todas as suas implementações Grandstream antes, durante e após o projeto. Atualmente, esta plataforma está na versão beta para você testar enquanto continuamos adicionando mais pontos de extremidade e soluções, permitindo expandir o gerenciamento de suas implementações por meio da nuvem. Continue lendo para aprender como usar o Sistema de Gerenciamento de Dispositivos Grandstream antes de fazer a alteração, para ajudá-lo a fazer a transição para o uso desse sistema fácil e sem complicações.

meta image+how to GDMS+Q3+2019

Introdução - Sites e dispositivos

A principal função com a qual você deve se familiarizar é importar os dispositivos que deseja gerenciar através da nuvem e organizá-los em várias tags de implantação, chamadas 'sites'. Sites e dispositivos podem ser importados em massa usando modelos do Excel que você pode baixar diretamente da plataforma ao selecionar a opção "importar". Ao usar o site, você pode separar todos os seus clientes no Grandstream Device Management System. Isso permite gerenciar todos os seus clientes a partir de uma única fonte. Você pode até criar "Sites Secundários" subordinados aos "Sites Principais" para redes mais complexas. É importante sempre criar um site antes de importar e adicionar dispositivos na plataforma GDMS.

Lembre-se de que os sites não precisam ser locais físicos. Os sites são usados ​​para organizar seus dispositivos nas categorias que você deseja. Pode ser um tipo específico de assinatura se você oferecer serviços SIP / ITSP, um departamento dentro de uma empresa para a qual você está implantando ou mesmo um indivíduo específico.

Criando seus modelos de configuração

Seu site de implantação foi criado e você criou ou importou uma lista de dispositivos que agora estão relacionados a esse site. A próxima etapa é começar a personalizar os modelos de configuração para os dispositivos que você está implementando com base nas necessidades de seus clientes. Depois que um modelo de configuração é criado para um dispositivo, ele é enviado automaticamente para o dispositivo assim que é colocado online e conectado à Internet. Você também tem a opção de inserir modelos de configuração manualmente a qualquer momento. Como conhecemos o GDMS, é importante saber a diferença entre as três opções de modelo de configuração.

Modelo: Ao configurar por modelo, você deve primeiro escolher o modelo que deseja configurar e associá-lo a um site específico, vários ou todos. Atribua um nome ao modelo para ajudar a manter sua configuração organizada. Depois de criado, você pode configurar totalmente a configuração do modelo especificado. Quando os dispositivos nos sites especificados que compartilham esse tipo de modelo são colocados online pela primeira vez, o GDMS envia o modelo de configuração automaticamente para os dispositivos.

Grupo: ao permitir agrupar tipos semelhantes de modelos e aplicar um modelo de configuração a todos eles, a opção de grupo apresenta todos os dispositivos que estão em um ou mais sites escolhidos. A partir daí, você pode escolher para quais dispositivos deseja personalizar um modelo de configuração e depois editá-lo. Quando essa opção de configuração é usada, existem categorias de modelo específicas que possuem dispositivos específicos que podem ser escolhidos e editados, como telefones DP DECT, telefones HT ATA e GXP / GRP. Você também notará que os modelos de configuração em massa podem ter opções de recursos que não estão disponíveis em alguns dos dispositivos selecionados. Essas opções de recursos não serão enviadas para esses dispositivos específicos, pois eles não são suportados.

Modelo CFG: Finalmente, você também pode importar arquivos de configuração pré-fabricados para dispositivos específicos. Depois que o arquivo de configuração especificado estiver carregado e relacionado ao dispositivo, você poderá ejetar através do portal GDMS. O arquivo carregado deve estar no formato XML e nomeado como o endereço MAC do dispositivo.

Gerenciamento de contas SIP

Os dispositivos, sites e configurações foram configurados e estão prontos para serem enviados aos seus dispositivos. A última etapa é adicionar o servidor SIP e atribuir as contas SIP aos seus dispositivos. Primeiro, defina o servidor SIP que você usará para seus dispositivos específicos em um site. Depois disso, você pode começar a criar contas SIP nesse servidor SIP e atribuir dispositivos a essas contas. Ao selecionar esses dispositivos, você deve primeiro selecionar o modelo do dispositivo, selecionar o endereço / dispositivo MAC específico e finalmente atribuir a conta ao dispositivo. Se a conta escolhida já estiver configurada, o número da conta será exibido. Sua implantação agora está totalmente configurada, customizada e pronta.

Tarefas, diagnóstico de dispositivo e alertas

O Grandstream Device Management System vai muito além da simples configuração de dispositivos e implementações. É importante aprender a usar as ferramentas adicionais da plataforma que permitem aos integradores e ITSP, igualmente, gerenciar e resolver suas implementações e dispositivos como nunca antes.

Tarefas: tarefas automatizadas podem ser agendadas na plataforma para ajudar a automatizar a manutenção ativa de uma rede. Isso significa menos viagens ao site e menos tempo focado na atualização do firmware. Reinicializações de dispositivos, reinicializações de fábrica, atualizações de firmware e modelos de configuração de modelo ou grupo podem ser executados através do painel Tarefas. Essas funções podem ser configuradas para acontecer imediatamente, agendadas para mais tarde ou mesmo para serem repetidas com base em uma variedade de variáveis ​​de tempo.

Diagnóstico do dispositivo: a solução de problemas pode começar e, esperamos, ser resolvida na nuvem com a ferramenta de diagnóstico aprofundada do dispositivo. A partir daqui, você pode obter informações detalhadas do dispositivo, capturas de rede, syslogs e ping ou traceroute nos dispositivos finais.

Gerenciamento de alertas: alertas personalizados podem ser configurados para serem ativados quando determinadas condições forem atendidas. Ao usar o GDMS, você pode definir três níveis de alerta: alto, médio e baixo. Você também pode configurar alertas para serem enviados por e-mail ou aparecer no canto superior direito da sua plataforma GDMS. Não importa o quê, todos os alertas aparecerão no menu de alertas. A seguir, estão os alertas que você pode programar no GDMS:

  • Falha no registro da conta
  • Redefinição de fábrica do dispositivo
  • Dispositivo offline
  • Reinicialização do dispositivo
  • Falha na execução da tarefa

Experimente a versão beta do GDMS

Agora que você entende como usar o sistema de gerenciamento de dispositivos Grandstream, acesse GDMS.Cloud e crie sua própria conta para começar a explorar a plataforma. O GDMS permite configurar, gerenciar e solucionar problemas de suas implementações a partir da nuvem. O que significa que suas implementações podem ser realmente chave na mão e o tempo que você gasta viajando e estando no site de um cliente pode ser significativamente reduzido.GDMS está atualmente na versão Beta e mais dispositivos do portfólio Grandstream continuam sendo adicionados regularmente.

 

Temas: Unified Communications, GDMS