Wi-Fi é um complemento natural para projetos de VoIP

Publicado por: Brian Van Meter, Marketing Manager Março 6, 2020

Se você implementa soluções de VoIP, está acostumado a criar redes personalizadas para ajudar os usuários a se comunicarem, serem mais produtivos e trabalharem com mais eficiência. Recentemente, empresas de todo o mundo também começaram a usar a tecnologia Wi-Fi cada vez mais para atingir esse mesmo objetivo. De fato, em seu recente relatório anual de 2019, a Spiceworks descobriu que 70% das organizações esperam usar a tecnologia Wi-Fi com velocidades Gigabit até 2021. Se você está acostumado a implementar o VoIP, o Wi-Fi é uma adição natural ao Adicione a sua oferta e a que seus clientes procurarão em breve. Nesta postagem do blog, analisaremos alguns dos crossovers e semelhanças entre Wi-Fi e VoIP e por que você deve adicionar redes Wi-Fi à sua oferta de integração.

Wi-Fi Blog Post+Q1+2020

Voz e Vídeo Wi-Fi

Como a tecnologia Wi-Fi continua cada vez mais presente na maioria das instalações, a tecnologia VoIP está se adaptando para oferecer dispositivos que se conectam através de redes WLAN, em vez de depender apenas da fiação Ethernet tradicional. Essa tecnologia é conhecida como Wi-Fi de voz e vídeo. Isso elimina a necessidade de uma grande quantidade de fiação em toda a instalação, o que pode ser uma grande economia inicial e contínua para o cliente. Além disso, os terminais VoIP com capacidade Wi-Fi estão em conformidade com a tendência emergente de mobilidade e colaboração nos locais de trabalho globais. Isso torna a instalação de novos telefones IP ou dispositivos de videoconferência tão simples quanto conectar o produto a uma rede Wi-Fi. Além disso, a tecnologia sem fio evoluiu para resolver o consumo de largura de banda VoIP e manter um nível de prioridade necessário para evitar a perda de pacotes e a diminuição da qualidade das chamadas. Os padrões de qualidade de serviço (QoS) e protocolos específicos podem ser configurados dentro de um ponto de acesso para ajudar a priorizar o tráfego de VoIP sem afetar adversamente as conexões de outros dispositivos.

Melhorando a produtividade organizacional

VoIP e Wi-Fi têm o objetivo comum de melhorar a maneira como os usuários se comunicam e colaboram, e as redes Wi-Fi estão se tornando uma das maneiras mais óbvias de impactar os negócios. Afinal, 25% dos tomadores de decisão de TI acreditam que as redes Wi-Fi de alta velocidade são a principal tendência emergente de tecnologia que terá o maior impacto nas empresas. Quando implementada em uma organização, uma rede sem fio pode permitir que os usuários se movam livremente através de uma instalação com dispositivos com recursos Wi-Fi, como laptops e telefones IP. Isso permite que os usuários colaborem melhor e trabalhem juntos enquanto podem usar as ferramentas de trabalho necessárias. À medida que mais empresas adotam redes Wi-Fi de alta velocidade como parte de sua infraestrutura de hardware, espera-se que os especialistas em comunicações comerciais e de TI os incluam junto com suas ofertas de VoIP.

Infra-estrutura de rede conjunta

Um motivo notável para o instalador incluir Wi-Fi com implementações de VoIP é a infraestrutura de rede conjunta na qual as duas tecnologias são executadas. Operando através da rede local (LAN) de uma organização, os pontos de acesso sem fio (APs) podem ser facilmente levados em consideração ao projetar o layout físico dos terminais, comutadores e dispositivos IP de um projeto. Os pontos de acesso Wi-Fi Grandstream também são configurados por meio de uma interface gráfica do usuário (GUI) que pode ser acessada digitando o endereço IP do ponto de acesso em um navegador da Web que esteja na mesma rede, ou seja, praticamente o mesmo que o processo da maioria dos dispositivos VoIP. Isso ajuda a acelerar o processo de configuração inicial de uma rede Wi-Fi e VoIP, além da simplificação de qualquer gerenciamento ou manutenção futura de toda a infraestrutura de rede.

O Wi-Fi é uma das maiores tendências emergentes atualmente em desenvolvimento para empresas em todo o mundo, e os proprietários procurarão sua infraestrutura de hardware de TI para incluir opções de rede sem fio. O objetivo idêntico de melhorar a produtividade do usuário, a facilidade de um instalador configurar e gerenciar as tecnologias Wi-Fi e VoIP em conjunto e aumentar as opções de voz e vídeo Wi-Fi tornam o Wi-Fi uma adição natural a qualquer implementação de VoIP.

Fontes:

1. https://www.spiceworks.com/marketing/state-of-it/report/

 

Temas: Wi-Fi