Prós e contras: voz DECT e WiFi

Publicado por: Brian Van Meter, Marketing Manager Janeiro 31, 2019

Empresas de todo o mundo estão adotando um novo tipo de espaço de trabalho que elas têm em mente ao projetar seus escritórios, elas precisam ser híbridas e compatíveis com dispositivos móveis. Isso não é uma surpresa, já que estudos recentes mostram que os funcionários estão gastando de 50 a 60% de seu tempo no escritório fora de sua mesa. Empresas e organizações buscam soluções de comunicações unificadas que suportem não apenas a colaboração de sua força de trabalho, mas também sua mobilidade. Por isso, é importante manter-se atualizado sobre o status dos dispositivos IP no mercado que suportam essa liberdade de movimento dentro de uma organização. Duas das soluções mais comuns que existem são voz sobre DECT e WiFi, vamos rever as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

blog+dect vs wifi+q1+2019

Implantação da tecnologia Digital Enhanced Wireless (DECT)

Comprovada, a tecnologia DECT é uma das opções mais confiáveis que existem para esta aplicação. Por mais de 20 anos, especialistas e instaladores de telefonia usaram estações de base e telefones DECT para fornecer mobilidade às implementações de comunicações. Também por boas razões, o DECT foi projetado especificamente para aplicativos de voz. O sistema opera em sua própria faixa de freqüência isolada, o que significa que a qualidade de voz quase nunca sofre a menos que deixe a faixa de cobertura da estação base. Além disso, se for necessário expandir o alcance, a tecnologia está lá para fazê-lo na forma de repetidores de sinal e sistemas multicelulares.

Você pode se perguntar onde está o ponto negativo aqui. Para encontrá-lo, você só precisa verificar a fatura final que você dá ao seu cliente quando a implementação é concluída. Uma implementação menor do DECT é acessível o suficiente, uma estação base, cinco telefones, tudo está pronto. Os problemas surgem quando você precisa fornecer sistemas multicelulares compostos por centenas de terminais e mais de 100 estações base. Enfrenta um pesadelo de infra-estrutura que pode alienar os clientes mais sensíveis ao preço. Esta é uma das principais desvantagens do DECT, que torna a voz do WiFi uma opção mais atraente para soluções de larga escala.

Implantação de voz WiFi

Com o passar do tempo, a tecnologia continuará melhorando. Antes do VoIP havia redes ISDN, antes do ISDN nós tínhamos o PSTN; Não se preocupe, não iremos até que nos lembremos quando os telégrafos foram o caminho revolucionário para se comunicar. Eu acho que você já sabe onde estou indo. A indústria de comunicações unificadas está passando por uma situação semelhante, já que a estabilidade da voz sobre WiFi está melhorando e se torna uma solução mais escalável para implementações de VoIP. As empresas estão se movendo em direção a escritórios amigáveis projetados para dispositivos móveis, sabemos, e as redes sem fio já estão se tornando o status quo. Ao projetar uma solução WiFi para um cliente, é possível mesclar as necessidades das comunicações móveis com a rede. Isso significa um custo mais baixo de implementação para você e seu cliente, um processo de instalação e configuração mais simples e uma infraestrutura otimizada.

No entanto, como no DECT, existem alguns obstáculos para a voz no WiFi. Você pode ter experimentado um deles se você decidiu testar essa tecnologia apenas alguns anos atrás, a qualidade constante de uma chamada não era tão boa quanto em DECT. Isso se deve principalmente aos vários tipos de dispositivos que usam a largura de banda através do mesmo ponto de acesso. Ao contrário de uma implementação DECT, o hotspot WiFi está processando dispositivos VoIP, laptops e smartphones, tudo ao mesmo tempo e em quantidades variáveis. Hoje, os padrões de QoS (Qualidade de Serviço) estão sendo aprimorados no setor para otimizar os hotspots de WiFi e fornecer uma experiência muito melhor na mobilidade de VoIP. Dito isso, grandes avanços estão sendo feitos, fazendo com que a voz do Wi-Fi quase se iguale à qualidade e confiabilidade do DECT.

 

Padrões de QoS estão evoluindo para VoIP

Os fabricantes de tecnologia não estão no escuro sobre os benefícios da redução de custos e das oportunidades de voz sobre WiFi. Quando se trata de implantações maiores de comunicações unificadas, o voice over WiFi será o novo padrão da mesma forma que o VoIP se tornou o novo padrão sobre ISDN e PSTN. Os padrões de QoS estão desempenhando um papel muito importante nisso. Na Grandstream, por exemplo, nossa série de pontos de acesso WiFi da GWN foi desenvolvida com comunicações de voz em mente. Os padrões avançados de QoS otimizaram os telefones VoIP WiFi, como o WP820, para que eles possam trabalhar em conjunto com nossos pontos de acesso com a mesma qualidade de uma implementação DECT com várias células.

Para mais informações sobre as soluções da Grandstream WiFi vs DECT, clique no botão abaixo e faça o download do nosso documento de comparação.

 

DECT vs Voz WiFi

1. GlobalWorkplaceAnalytics.com, July 2018, https://globalworkplaceanalytics.com/telecommuting-statistics

Temas: DECT, WiFi voice