O crescente mercado de Wi-Fi público

Publicado por: Brian Van Meter, Marketing Manager Novembro 21, 2018

Nós vemos em cafés, hotéis, supermercados, aeroportos e parques. As redes WiFi públicas tornaram-se o status quo do mundo acelerado que deseja estar sempre conectado. Uma rede WiFi pública é uma ferramenta poderosa para qualquer organização comercial que queira aproveitá-la. Cada vez mais organizações precisam de pontos de acesso WiFi de nível empresarial em suas novas implantações de infraestrutura. Por isso, é importante saber como uma rede WiFi pode beneficiar sua empresa e quais ferramentas você deve procurar em seus pontos de acesso para criar a solução perfeita de WLAN.

Blog Image+Public WiFi+q4+11.2018

Como o Wi-Fi público beneficia negócios

Uma rede disponível para o público tornou-se um padrão dentro do modelo de negócios de qualquer estabelecimento comercial. É uma expectativa dos trabalhadores móveis serem produtivos em um refeitório ou no hotel onde estão hospedados. Afinal, espera-se que 24 bilhões de dispositivos sem fio estejam conectados à Internet até o ano de 2020. O acesso Wi-Fi gratuito traz duas vantagens principais para uma empresa, aumentando o tráfego e aumentando o tempo gasto nas instalações. 62% das pequenas e médias empresas notaram que os clientes passam mais tempo dentro da loja e tendem a gastar mais quando o WiFi é oferecido sem nenhum custo.

Devido a esses fatores, não é incomum que agora praticamente todas as empresas estão oferecendo Wi-Fi gratuito para seus clientes. Existe uma grande possibilidade de que até você esteja lendo este post usando uma rede WiFi pública ou gratuita de uma lanchonete ou hotel. Quando falamos sobre essa questão, não podemos ignorar a necessidade cada vez maior do mercado de permanecer móvel e produtivo. Uma rede Wi-Fi pública permite que as pessoas façam exatamente isso, o que se traduz em um cliente feliz e especialmente lucrativo.

Ferramentas para WiFi público

Cada rede WiFi tem requisitos que podem ser totalmente diferentes dos de outros. Felizmente, os pontos de acesso WiFi da empresa estão equipados com uma série de ferramentas para personalizar a rede de cada cliente de acordo com as necessidades de cada negócio. Aqui estão algumas das ferramentas mais usadas incorporadas nesses dispositivos para criar uma excelente implantação de WLAN para seus clientes.

 

Múltiplos SSIDs

Redes públicas de Wi-Fi, e especialmente as gratuitas, às vezes podem ser sobrecarregadas por um excesso de tráfego, é por natureza. Por esse motivo, é importante criar um ambiente em que funcionários e usuários críticos possam operar com eficiência por meio da rede sem fio, sem precisar se preocupar em competir com outros dispositivos por largura de banda. A maioria dos pontos de acesso tem a capacidade de criar vários SSIDs que podem ser designados a diferentes usuários, por exemplo, um para uso do cliente e outro para uso da equipe.

Limite de clientes sem fio

Muitos pontos de acesso também podem designar um número máximo de clientes que podem se conectar a uma rede (SSID) simultaneamente. Em redes que sabemos que podem experimentar picos de uso em alguns momentos, isso pode fazer a diferença entre uma rede instável e outra sem problemas. Na maioria dos casos, esse recurso será usado para impedir que o desempenho da rede seja afetado por ter muitos clientes conectados lutando pelos mesmos recursos.

Portais cativos

Portais cativos permitem que as organizações criem uma "barreira" de autenticação que deve ser cruzada antes de acessar todos os recursos da rede. Essa autenticação pode ser tão simples quanto aceitar apenas alguns termos e condições, ou ter que autenticar através de redes sociais ou uma página de destino. Essa etapa geralmente pode ser altamente personalizada, dependendo do negócio, até mesmo pedindo informações como nome, e-mail e métodos de pagamento aos usuários. Isso é particularmente útil quando a empresa deseja limitar o acesso à sua rede Wi-Fi de alguma forma ou simplesmente manter contato com clientes que usaram seus recursos.

Regras de largura de banda

Às vezes, uma implantação exigirá algum tipo de limitação de largura de banda para garantir um ótimo desempenho da rede. Os pontos de acesso de negócios permitem que as organizações regulem o consumo de largura de banda com base em SSID, endereços MAC e até endereços IP. Normalmente, isso pode ser programado para que só aconteça durante os horários de pico, a fim de cuidar da experiência de todos os clientes conectados.

Pense em como você pode usar uma rede WiFi pública. Com que frequência você utilizou alguma dessas redes de cafés, restaurantes, hotéis ou lojas? Posso dizer honestamente que atualmente estou usando uma rede Wi-Fi pública em uma convenção para escrever e enviar esta entrada. É importante entender como uma rede dessa natureza pode beneficiar um negócio e conhecer todas as ferramentas disponíveis para criar a perfeita rede sem fio.

-

Você sabia que o Grandstream tem pontos de acesso WiFi com todas as ferramentas necessárias para criar redes WiFi públicas? Se você estiver interessado em aprender mais, baixe nosso guia de 23 recursos essenciais em redes WiFi. Abrange as principais funcionalidades que acreditamos que uma solução WiFi deve suportar para criar redes poderosas.

 

Baixe o Guia

Fontes:

Temas: GWN, WiFi, Wireless, WiFi APs, WiFi Acess Points, Marketing Advice