A evolução das comunicações unificadas

Publicado por: Phil Bowers, Director of Marketing Outubro 16, 2019

 

evolution_of_uc_featured_image

Não existe uma definição "oficial" para o termo Comunicações Unificadas (UC), mas, se você procurá-lo, a maioria dos que você encontrar se concentrará na integração de voz, vídeo, dados e mobilidade em uma rede de comunicação centralizada. Enquanto as Comunicações Unificadas ainda giram em torno da integração dessas quatro plataformas, a tecnologia que compõe cada uma dessas áreas e como as usamos, evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Da mesma maneira que o termo "Web 2.0" foi cunhado para diferenciar a nova geração da tecnologia da Internet, talvez seja hora de introduzir o "UC 2.0". O UC não é mais apenas um sistema VoIP tradicional combinado com sistemas de videoconferência SIP ou H.323, mas dispositivos inteligentes, aplicativos móveis, ferramentas de colaboração e plataformas especializadas de gerenciamento de dados. Este blog destacará o cenário atual das soluções de UC para mostrar o que mudou e visualizar quais serão os próximos avanços importantes no ecossistema de UC.

Dados

Antes de vermos dados de UC, como estatísticas de chamadas, gravações, fax, correio de voz e similares, agora isso significa dados de grandes empresas. As plataformas de UC estão sendo integradas a ferramentas avançadas de administração e dados, incluindo plataformas de CRM, sistemas de gerenciamento de propriedades (PMS), aplicativos de mensagens e muito mais. Basicamente, quase qualquer aplicativo ou software agora pode ser integrado a um sistema de comunicação, como nossa série UCM de PBX IP, para melhorar o desempenho e a eficiência de qualquer negócio por meio do aumento do acesso a dados. Além disso, os sistemas de gerenciamento de UC foram amplamente migrados para a nuvem, permitindo que as empresas gerenciem, implementem, mantenham e expandam centralmente uma rede de comunicação global completa. Isso também fornece uma plataforma inteligente de administração e segurança para proteger uma rede comercial completa e fornecer melhores dados de uso. Nosso Sistema de Gerenciamento de Dispositivos Grandstream (GDMS) foi projetado para esse objetivo exato.

Dados é a área da UC que crescerá e se desenvolverá mais na próxima década. Certamente, existem inúmeras possibilidades para o que podemos alcançar combinando dados de comunicação com todas as outras fontes de "big data" disponíveis em uma empresa.

Mobilidade

Mobilidade é a área da UC que mais evoluiu nos últimos anos. Isso significava encaminhar chamadas para dispositivos móveis. Agora, significa a capacidade de acessar todas as ferramentas de colaboração de qualquer lugar, em praticamente qualquer dispositivo, impulsionado por uma geração de aplicativos móveis, tecnologia de código aberto e locais de trabalho móveis. Os aplicativos completos oferecidos pelos fornecedores de UCaaS, aplicativos de softphone como Grandstream Wave, aplicativos de mensagens como Slack e serviços de conferência / colaboração na Web permitem que os funcionários trabalhem de qualquer lugar. Enquanto isso, o aumento de dispositivos de hardware de código aberto e ferramentas de gerenciamento, como nossa série UCM baseada em Asterisk, soluções de vídeo baseadas em Android e GDMS, permitem que as soluções UC se integrem facilmente às ferramentas de mobilidade de terceiros para estender O escritório em qualquer lugar do mundo.

Nas próximas 2 seções, mostraremos como os avanços no Wi-Fi permitiram às empresas implementar redes UC para também suportar a mobilidade do escritório.

Vídeo

Onde vídeo na UC costumava significar sistemas de salas de conferência caros, complicados e frequentemente fechados, agora significa colaboração na Web e aplicativos móveis. Os serviços e aplicativos de colaboração modernos devem incluir aplicativos móveis e clientes da Web para permitir a participação de qualquer local em qualquer dispositivo. Um sistema de sala é quase inútil agora, se não for compatível com dispositivos móveis e oferecer flexibilidade, portanto, nossa série GVC foi projetada com o sistema operacional Android e é compatível com qualquer serviço SIP ou H.323. Esse aumento de mobilidade pegou a sala de videoconferência tradicional e a estendeu para um espaço virtual que adiciona mais ferramentas de colaboração, como compartilhamento de conteúdo. Além disso, grandes melhorias na tecnologia Wi-Fi também ajudaram a facilitar a instalação e o gerenciamento de soluções de vídeo. Agora, uma solução completa de colaboração em vídeo do escritório é executada facilmente em uma rede Wi-Fi, pois muitos dispositivos de sala, como o GVC3210, incorporam suporte para esse tipo de conectividade.

Em geral, vemos que a vigilância por vídeo e os interfones por vídeo também são integrados aos sistemas de UC. As soluções de vídeo SIP permitem chamadas bidirecionais entre câmeras SIP ou sistemas de controle de acesso e telefones de voz / vídeo para criar uma rede de segurança proativa com alertas em tempo real. As câmeras IP da Grandstream, dispositivos de controle de acesso, telefones IP e PBXs IP se combinam para oferecer esse tipo de solução.

Voz

A parte de voz das soluções de UC evoluiu muito além das redes com fio, com usuários vinculados a desktops. Agora, ele gira em torno de soluções móveis e sem fio flexíveis que permitem que os funcionários trabalhem de qualquer lugar. O surgimento de aplicativos de softphone, como nosso aplicativo Grandstream Wave e clientes de desktop semelhantes, estendeu o telefone de mesa a qualquer dispositivo móvel, computador ou laptop. Além disso, agora que a tecnologia Wi-Fi se tornou tão forte e confiável quanto as redes com fio, muitas implementações de voz no escritório estão se tornando sem fio. Os pontos de acesso Wi-Fi (AP), como nossa série GWN, agora foram projetados para priorizar as conexões VoIP em relação a outros tipos de tráfego. Muitos telefones de mesa, incluindo as séries GRP, WP e GXV, incluem Wi-Fi embutido.

Agora você pode integrar a maioria das soluções de voz às ferramentas de gerenciamento e dados. Abordamos o CRM e os sistemas de gerenciamento de propriedades (PMS), mas outros exemplos específicos de integração são plataformas de cobrança e soluções de gerenciamento de call center. Nossa série UCM é compatível com todas essas integrações e até inclui uma ferramenta de administração de Call Center incorporada. Por fim, é importante considerar a melhor qualidade de voz que foi obtida e reduzir drasticamente os requisitos de largura de banda, graças à disponibilidade de vários codecs de voz HD de baixa largura de banda, como o OPUS.

Que segue?

Integração de Big Data: os dados estão se tornando uma das maiores indústrias do mundo. As possibilidades do que podemos alcançar combinando dados de comunicação com todos os outros tipos de dados corporativos são infinitas.

Edifícios inteligentes: o gerenciamento de instalações e as plataformas de UC já estão começando a se unir para gerenciar com eficiência o HVAC, acesso a instalações, iluminação e muito mais. Isso logo se tornará uma tecnologia muito comum.

Crescimento da automação e dos sistemas inteligentes de UC: ao integrar soluções de UC com Big Data e gerenciamento de instalações, aumentaremos apenas a quantidade de dados a que temos acesso. A fusão da UC com todas as plataformas comerciais continuará a tornar a tecnologia de comunicação mais inteligente e automatizada, e a UC precisa aproveitar essa oportunidade com eficiência.

Saiba mais sobre as soluções de comunicações unificadas da Grandstream

Se você deseja criar uma solução moderna de Comunicações Unificadas, a Grandstream tem tudo o que você precisa. Clique abaixo para baixar o e-book da Grandstream Solutions e aprender sobre a ampla gama de soluções que oferecemos e como elas podem trabalhar juntas, além de aplicativos e serviços de terceiros.

Descargue el eBook

  

Temas: Unified Communications, IP Video, Video Conferencing, big data, Business Communication, video communications, business voice, Voice over IP, mobility, business mobility