Características essenciais para a Gestão de WiFi na Nuvem

Publicado por: Johanna Brito, Marketing Communications Manager septiembre 26, 2018

cloud_management_platform_blog

Geralmente, um elemento que pode passar despercebido ao selecionar componentes para uma rede WiFi é a plataforma de administração. A maioria dos usuários exige uma plataforma que permita configurar, gerenciar e implantar uma rede WLAN de forma transparente - é aí que as plataformas de gerenciamento de nuvem ocorrem. Uma plataforma desse tipo permite que os usuários gerenciem suas redes independentemente de sua localização, garantindo a manutenção correta disso. Mas com infinitas opções no mercado, como você sabe qual é o certo para sua empresa? Pare de se preocupar! Neste blog, vamos dar uma olhada mais de perto nos recursos essenciais que você deve procurar ao selecionar uma plataforma de gerenciamento de nuvem para sua rede sem fio.

Características de escalabilidade para grandes redes
Ter uma plataforma de nuvem que possa suportar grandes redes é fundamental. Isso significa que o sistema deve ter os recursos de escalabilidade necessários para poder implantar e gerenciar um grande número de pontos de acesso simultaneamente, sem quaisquer restrições. Também é importante ter uma solução que possa fornecer informações sobre sua rede em tempo real. Informações transcendentais, como dispositivos e clientes conectados, alertas, utilização de largura de banda, SSIDs, entre outros. Quer possa ser visualizado de um aplicativo ou diretamente de uma interface da Web, ter essas estatísticas em tempo real pode ajudar os administradores a monitorar o desempenho da rede e detectar qualquer problema ao mesmo tempo em que isso acontece.

Recursos personalizáveis de segurança e autenticação
Como muitos de vocês já sabem, as soluções WiFi devem ter um grande número de recursos de segurança e isso deve ser, sem dúvida, estendido à plataforma de gerenciamento. Distribuir o acesso à Internet em uma organização requer um sistema que tenha opções personalizáveis, já que diferentes empresas têm diferentes necessidades em termos de segurança. É por isso que a plataforma escolhida deve ter opções diferentes para configurações de controle de acesso, como listas brancas, listas negras e políticas de tempo para regular a duração da conexão de determinados usuários. Para uma navegação segura, vários modelos de segurança, como WPA, WPA e WEP, também são essenciais. Outro recurso que você deve procurar são as regras de largura de banda, pois isso permite limitar o uso de recursos por SSID ou até por cliente (endereço MAC ou IP). Esse é um grande benefício para organizações que precisam personalizar sua rede com base em diferentes perfis e privilégios, dependendo da função do usuário. Finalmente, ter opções de controle de privilégios, especificamente para ter administradores que tenham acesso a diferentes partes da rede, é muito importante para empresas que seguem protocolos de segurança muito rígidos.

Acesso fácil e ferramentas de monitoramento
É de grande valor ter opções que sejam amigáveis e acessíveis ao usuário, bem como poderosas ferramentas de monitoramento e relatórios. Procure uma solução que tenha portais cativos personalizáveis, com páginas que possam coletar informações dos clientes e possam ser adaptadas às suas necessidades. Por exemplo, tem a opção de selecionar o tipo de autenticação como solicitar apenas uma senha, redes sociais, vouchers, servidores RADIUS ou até mesmo não ter autenticação. Os relatórios e o monitoramento também são um elemento importante com o qual sua solução deve contar. Relatórios detalhados que podem ser filtrados por rede, dispositivo ou cliente podem permitir que os administradores tenham mais controle sobre o que está acontecendo. Outra vantagem é ter uma plataforma que não armazena dados de usuários na nuvem, já que o gerenciamento de informações pessoais de seus clientes é um problema delicado que exige maior cuidado e camadas de segurança.

Em suma, construir uma solução de rede Wi-Fi sólida significa procurar recursos e funcionalidades que atendam às suas necessidades específicas. Cada empresa é diferente e é essencial poder personalizar uma solução de acordo com suas necessidades exatas. As plataformas de gerenciamento de nuvem, como o GWN.Cloud da Grandstream, fornecem não apenas recursos robustos, mas também uma variedade de opções personalizáveis. Dê uma olhada na nossa plataforma e descubra por si mesmo.

GWN.CloudVisão geral da plataforma de gerenciamento de Wi-Fi no Grandstream

Implantar e gerenciar os pontos de acesso WiFi da série GWN

Visit GWN.Cloud Here

 

Temas: Cloud Services, Networking, Cloud Management Platform

Suscripción de Blog por Correo Electrónico